sábado, 14 de maio de 2011

Objetivo é mostrar como as histórias em quadrinhos, ao serem utilizadas no aprendizado, são importantes na formação de leitores. Para se ter a compreensão completa de um texto é importante que o leitor conheça seus tipos, seus modos e suas formas.

O texto, por si só, já diz como deve ser lido. Os comportamentos dos leitores vão ser diferentes de acordo com o tipo de leitura, A imagem, no caso das HQs se faz dominante, uma vez que várias histórias são contadas sem o suporte do texto verbal. A leitura da imagem são os motivos que fazem com que as histórias em quadrinhos sejam auxiliares no processo de formação de leitores. O primeiro deles é a forma como se apresentam palavra e imagem, ambas como instância de enunciação.

A integração das duas linguagens representa, ao mesmo tempo, os personagens e as ações. Além das palavras “presas” aos balões, característica marcante das HQs, há também os signos convencionais: o icônico (um coração sobre a cabeça para representar a paixão, por exemplo), e o gráfico (tamanho e forma das letras, onomatopéias). A imagem, no caso das HQs se faz dominante, uma vez que várias histórias são contadas sem o suporte do texto verbal.

O entendimento do relato desenvolve-se pela leitura icônica. Nesse caso, é imprescindível a formação para a leitura de imagens, que atualmente é uma das formas mais corriqueiras de se produzir comunicação e obter informação.

Fonte: http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/revistatxt5/laviniaartigo.html











Nenhum comentário:

Postar um comentário